03/06/2012

Os Thri-Kreens




Os Thri-Kreens são uma raça de insetos gigante e inteligentes presentes no Livro dos Monstros de AD&D (p. 342). Eu prentendo apresentá-lo não como uma criatura e sim como
uma raça para ser usada por PCs.
Sua ambientação ampresentada aqui é em Yrth, mas é lógico que os Thri-Kreens podem ser adaptados para quaisquer mundos (inclusive GURPS Conan).

Descrição Geral

Os Thri-Kreens são parecidos com uma evolução dos insetos. Eles podem ser encontrados rondando savanas e desertos. Em Ytarria, isto significa que se pode achar Thri-Kreens no Grande Deserto, na Terra dos Orcs, no Terriitório dos Gênios e mais dificilmente nas Terras áridas dos países muçulmanos.
Eles possuem seis membros que se projetam a partir de sua seção central, dois são usados para locomoção; os outros terminam em mãos de quatro dedos. A criatura tem dois olhos compostos, usualmente pretos com pontos brilhantes. Estes olhos junto com suas antenas conferem aos Thri-Kreens uma boa infravisão.
Eles se cobrem com tiras de couro, e usam até mesmo algumas formas de vestuário, mas nunca armaduras. Eles costumam protejer a seção entre os membros superiores de cada lado, pois é por aí que respiram.
Sua língua nativa é feita de estalos, e de sons de seus apêndices mandibulares. Um ser humano sente enorme dificuldade em aprender estas manobras bucais e os Thri-Kreens também não são bons faladores das linguas de humanóides em geral. Em termos de jogo, a língua dos Thri-Kreens é M/MD e um humano nunca terá nível maior do que 6. Isto vale para os Thri-Kreens que nunca aprendem idiomas humanos (ou élficos ou de orc) num nível maior que 6 e elas devem ser aumentadas um nível de dificuldade (uma M/M passa para M/D).
Raramente um desses "insetos" vive mais do que 35 anos e talvez por isso, simplesmente não precisem dormir. O metabolismo dos Thri-Kreens também permite que eles passem até 4 dias sem beber água. Aliás, os Thri-Kreen t6em uam forte aversão a grandes massas de água.


Combate e Armas
Os Thri-Kreens têm peculiares características de combate.
Sua carapaça lhes fornece uma boa proteção e suas garras e mandíbulas são armas poderosas. Eles também podem inocular veneno (v. adiante).
Os Thri-Kreens desenvolveram armas peculiares, mais adaptadas a sua fisionomia e seu meio de vida.
O Gythka (F/F) Pré definida como Lança- 4 ou DX-4
O Gythka é uma espécie de lança que tem lâminas nas duas pontas. Ela pode ser usada em combate corpo-a-corpo ou arremessada.
O Gythka causa dano igual a GDP + 3 (Perf.)
A Chatkcha (F/F) e Arremesso de Chatkcha (F/F) Pré-definidas como DX-4
A Chatkcha é uma arma que lembra as shurikens ninjas, mas é bem maior. Ela tem três pontas cortantes e é balanceada como um bumerangue, para que volte ao arremessador caso erre o alvo. Também pode ser usda em combate corpo a corpo.
Causa dano igual a Bal + 2 (corte) ou GDP (perf.)
As Chatkcha e as pontas dos Gythka geralmente são feitas de um cristal de nome Dasl cujas minas aparentemente só são conhecidas pelos Thri-Kreens. Os Thri-Kreens que vivem nas terras muçulmanas não têm acesso a este mineral e portanto fazem suas armas de aço.

Sociedade/Ecologia
Os Thri-Kreens vivem em bandos de caça e geralmente não possuem uma comunidade permanente. Eles são muito temidos e respeitados pelos goblinóides comuns nas terras onde vivem e por isso são deixados em paz. Mas os Reptantes não os temem e encontros entre grupos destas raças invariavelmente resultam em combate (-6 na reação entre raças).
A excessão são os Thri-Kreens das terras islâmicas que por estarem em número bem menor e não serem respeitados pelos humanos, precisam se reunir em comunidades cooperativas para sua sobrevivência. As relações entre Thri-Kreens e Reptantes nestas áreas são de ignorância mútua: se os grupos se combatessem, se extinguiriam rápido, pois são poucos!
Os Thri-Kreens são carnívoros e não conseguem ingerir nada vegetal. Eles dificilmente comem criaturas inteligentes, a não ser em períodos de grande escassez, quando o farão sem remorso. Uma interessante peculiaridade é que eles acham a carne dos elfos especialmente saborosa!
A raça em jogo
Os Thri-Kreens têm a seguinte gama de vantagens e desvantagens:
DX + 2 (20 pts pts), IQ-1 (-10 pts), Aparência Hedionda (-20 pts), Talassofobia Suave (-10 pts), Visão Noturna(15 pts), Sono Desnecessário (10 pts), DP 1 (25 pts), RD 5 (15 pts)e ainda:
Primitivismo x1 (5 pts)
Por viverem em regiões remotas como a Terra dos Gênios, a Terra dos Orcs e o Grande Deserto, os Thri-Kreens se encontram em NT2, o que acarreta numa desvantagem de -5 pts.
Membros Extras : 2 (10 pts)
Coordenação Plena 3 (150 pts)
Garras (15 pts)
Desarmado, um Thri-Kreen pode realizar quatro ataques por turno (+2 no dano, devido às Garras). O custo de seus braços extras foram reduzidos a 5 porque eles não podem manusear armas. Assim, um Thri-Kreen armado só realiza um ataque com arma (ou dois com as devidas penalizações) e outro com a mordida
Supersalto 2 (20 pts)
Velocidade Ampliada(50 pts)
O Thri-Kreen é muito mais ágil e rápido que um humano normal. A estrutura de suas pernas permite saltos quatro vezes maiores, o que compensa a impossibilidade dessas criaturas escalarem. Sua Velocidade Básica é aumentada em +2, o que também afeta seu Deslocamento e Esquiva.
Veneno (15 pts)
Um Thri-Kreen adulto (4 anos ou mais) pode, ao morder, inocular veneno paralisante no alvo. A vítima devefazer um teste de HT-3, se falhar ficará paralisada durante 20-HT minutos.
Longevidade Reduzida 3 (-75 pts)
Os Thri-Kreens atingem a maturidade aos 4 anos, começam a envelhecer aos 15, e a partir de então fazem testes de idade (MB, p. 83) a cada quatro meses.
O Custo total para ser um Thri-Kreen é de 225

As informações aqui contidas foram retiradas do Livro dos Monstros de AD&D e da revista Só Aventuras Nº 7 e adaptadas e modificadas por Daniel O. Breda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário