Os Thri-Kreens são uma raça de insetos gigante e inteligentes presentes no Livro dos Monstros de AD&D (p. 342). Eu prentendo apresentá-lo não como uma criatura e sim como uma raça para ser usada por PCs.
Sua
ambientação ampresentada aqui é em Yrth, mas é lógico que os
Thri-Kreens podem ser adaptados para quaisquer mundos (inclusive
GURPS Conan).
Descrição
Geral
Os Thri-Kreens são parecidos com uma evolução dos insetos. Eles podem ser encontrados rondando savanas e desertos. Em Ytarria, isto significa que se pode achar Thri-Kreens no Grande Deserto, na Terra dos Orcs, no Terriitório dos Gênios e mais dificilmente nas Terras áridas dos países muçulmanos.
Eles
possuem seis membros que se projetam a partir de sua seção
central, dois são usados para locomoção; os outros terminam em
mãos de quatro dedos. A criatura tem dois olhos compostos,
usualmente pretos com pontos brilhantes. Estes olhos junto com
suas antenas conferem aos Thri-Kreens uma boa infravisão.
Eles
se cobrem com tiras de couro, e usam até mesmo algumas formas de
vestuário, mas nunca armaduras. Eles costumam protejer a seção
entre os membros superiores de cada lado, pois é por aí que
respiram.
Sua
língua nativa é feita de estalos, e de sons de seus apêndices
mandibulares. Um ser humano sente enorme dificuldade em aprender
estas manobras bucais e os Thri-Kreens também não são bons
faladores das linguas de humanóides em geral. Em termos de jogo,
a língua dos Thri-Kreens é M/MD e um humano nunca terá nível
maior do que 6. Isto vale para os Thri-Kreens que nunca aprendem
idiomas humanos (ou élficos ou de orc) num nível maior que 6 e
elas devem ser aumentadas um nível de dificuldade (uma M/M passa
para M/D).
Raramente
um desses "insetos" vive mais do que 35 anos e talvez
por isso, simplesmente não precisem dormir. O metabolismo dos
Thri-Kreens também permite que eles passem até 4 dias sem beber
água. Aliás, os Thri-Kreen t6em uam forte aversão a grandes
massas de água.
Combate e Armas
Os
Thri-Kreens têm peculiares características de combate.
Sua
carapaça lhes fornece uma boa proteção e suas garras e
mandíbulas são armas poderosas. Eles também podem inocular
veneno (v. adiante).
Os
Thri-Kreens desenvolveram armas peculiares, mais adaptadas a sua
fisionomia e seu meio de vida.
O
Gythka (F/F) Pré definida como Lança- 4 ou DX-4
O
Gythka é uma espécie de lança que tem lâminas nas duas
pontas. Ela pode ser usada em combate corpo-a-corpo ou
arremessada.
O Gythka causa dano igual a GDP + 3 (Perf.)
O Gythka causa dano igual a GDP + 3 (Perf.)
A
Chatkcha (F/F) e Arremesso de Chatkcha (F/F) Pré-definidas como
DX-4
A
Chatkcha é uma arma que lembra as shurikens ninjas, mas é bem
maior. Ela tem três pontas cortantes e é balanceada como um
bumerangue, para que volte ao arremessador caso erre o alvo.
Também pode ser usda em combate corpo a corpo.
Causa dano igual a Bal + 2 (corte) ou GDP (perf.)
Causa dano igual a Bal + 2 (corte) ou GDP (perf.)
As
Chatkcha e as pontas dos Gythka geralmente são feitas de um
cristal de nome Dasl cujas minas aparentemente só são
conhecidas pelos Thri-Kreens. Os Thri-Kreens que vivem nas terras
muçulmanas não têm acesso a este mineral e portanto fazem suas
armas de aço.
Sociedade/Ecologia
Os
Thri-Kreens vivem em bandos de caça e geralmente não possuem
uma comunidade permanente. Eles são muito temidos e respeitados
pelos goblinóides comuns nas terras onde vivem e por isso são
deixados em paz. Mas os Reptantes não os temem e encontros entre
grupos destas raças invariavelmente resultam em combate (-6 na
reação entre raças).
A
excessão são os Thri-Kreens das terras islâmicas que por
estarem em número bem menor e não serem respeitados pelos
humanos, precisam se reunir em comunidades cooperativas para sua
sobrevivência. As relações entre Thri-Kreens e Reptantes
nestas áreas são de ignorância mútua: se os grupos se
combatessem, se extinguiriam rápido, pois são poucos!
Os
Thri-Kreens são carnívoros e não conseguem ingerir nada
vegetal. Eles dificilmente comem criaturas inteligentes, a não
ser em períodos de grande escassez, quando o farão sem remorso.
Uma interessante peculiaridade é que eles acham a carne dos
elfos especialmente saborosa!
A raça
em jogo
Os
Thri-Kreens têm a seguinte gama de vantagens e desvantagens:
DX +
2 (20 pts pts), IQ-1 (-10
pts), Aparência Hedionda (-20
pts), Talassofobia Suave (-10
pts), Visão Noturna(15 pts),
Sono Desnecessário (10 pts),
DP 1 (25 pts), RD 5 (15
pts)e ainda:
Primitivismo
x1 (5 pts)
Por viverem em regiões remotas como a Terra dos Gênios, a Terra dos Orcs e o Grande Deserto, os Thri-Kreens se encontram em NT2, o que acarreta numa desvantagem de -5 pts.
Por viverem em regiões remotas como a Terra dos Gênios, a Terra dos Orcs e o Grande Deserto, os Thri-Kreens se encontram em NT2, o que acarreta numa desvantagem de -5 pts.
Membros
Extras : 2 (10 pts)
Coordenação Plena 3 (150 pts)
Garras (15 pts)
Desarmado, um Thri-Kreen pode realizar quatro ataques por turno (+2 no dano, devido às Garras). O custo de seus braços extras foram reduzidos a 5 porque eles não podem manusear armas. Assim, um Thri-Kreen armado só realiza um ataque com arma (ou dois com as devidas penalizações) e outro com a mordida
Coordenação Plena 3 (150 pts)
Garras (15 pts)
Desarmado, um Thri-Kreen pode realizar quatro ataques por turno (+2 no dano, devido às Garras). O custo de seus braços extras foram reduzidos a 5 porque eles não podem manusear armas. Assim, um Thri-Kreen armado só realiza um ataque com arma (ou dois com as devidas penalizações) e outro com a mordida
Supersalto
2 (20 pts)
Velocidade Ampliada(50 pts)
O Thri-Kreen é muito mais ágil e rápido que um humano normal. A estrutura de suas pernas permite saltos quatro vezes maiores, o que compensa a impossibilidade dessas criaturas escalarem. Sua Velocidade Básica é aumentada em +2, o que também afeta seu Deslocamento e Esquiva.
Velocidade Ampliada(50 pts)
O Thri-Kreen é muito mais ágil e rápido que um humano normal. A estrutura de suas pernas permite saltos quatro vezes maiores, o que compensa a impossibilidade dessas criaturas escalarem. Sua Velocidade Básica é aumentada em +2, o que também afeta seu Deslocamento e Esquiva.
Veneno
(15 pts)
Um Thri-Kreen adulto (4 anos ou mais) pode, ao morder, inocular veneno paralisante no alvo. A vítima devefazer um teste de HT-3, se falhar ficará paralisada durante 20-HT minutos.
Um Thri-Kreen adulto (4 anos ou mais) pode, ao morder, inocular veneno paralisante no alvo. A vítima devefazer um teste de HT-3, se falhar ficará paralisada durante 20-HT minutos.
Longevidade
Reduzida 3 (-75 pts)
Os Thri-Kreens atingem a maturidade aos 4 anos, começam a envelhecer aos 15, e a partir de então fazem testes de idade (MB, p. 83) a cada quatro meses.
Os Thri-Kreens atingem a maturidade aos 4 anos, começam a envelhecer aos 15, e a partir de então fazem testes de idade (MB, p. 83) a cada quatro meses.
O
Custo total para ser um Thri-Kreen é de 225
As informações aqui contidas
foram retiradas do Livro dos Monstros de AD&D e da revista
Só Aventuras Nº 7 e adaptadas e modificadas por Daniel O.
Breda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário