12/08/2012

Tribos Barbaras


Bárbaro é um termo pejorativo para se referir a uma pessoa que não é civilizada, indicando um membro sem nação ou grupo étnico - geralmente uma sociedade tribal - vista por integrantes de uma civilização como inferiores, ou admirados como selvagens nobres. Vista de fora uma tribo parece não ter nenhuma organização, mas se olharmos um pouco mais perto vemos que são divididas as classes e tarefas muitas vezes mais organizadas que a Civilização que conhecemos. A seguir vemos como é dividida uma tribo padrão.
O Totem
Toda tribo Barbara tem um totem, que é uma criatura comum ou fantástica (não sapiente), e esse totem escolhe alguns indivíduos para proteger, mas isso é um privilégio para poucos na tribo, as pessoas nascem com esse dom e logo no nascimento é entregue aos seus pais um bebê da espécie do totem adotado pela tribo, dado pela própria mãe da criatura.

Vantagens: Aliado (Animal - varia de qual criatura seja, deve estar sempre com o personagem MB pag. 35); Companheiro Animal +4 [20] (MB pag. 90); Elo Mental [5]; Empatia com Animais [5]; Falar com Animais (apenas da raça do totem -80%) [5]; Vinculo Especial [5]; com o consenso do mestre o personagem pode admitir algumas vantagens sutis do totem por ex.: o totem do urso pode dar gigantismo e uma força exagerada para a raça humana, mas não garras, o totem da águia pode dar visão, olfato discriminatório e/ou audição, mas não voo (note que dar é no sentido de dar o direito de comprar habilidades inumanas).
O Xamã
Xamã é o sacerdote ou sacerdotisa do xamanismo que entra em transe durante rituais xamânicos, manifestando poderes sobrenaturais e invocando espíritos da natureza, chamando-os a si e incorporando-os em si. Este contato em êxtase permite a recepção de orientações e ajudas dos espíritos para resolver ou superar situações que desafiem as pessoas e seus grupos sociais. Em termos de regras seria como o clérigo de outras divindades porem o xamã se comunica exclusivamente com o espirito animal adotado como totem da tribo. Diz-se ser uma espécie de sacerdote, médico, curandeiro, conselheiro e adivinho. É um líder espiritual com funções e poderes de natureza ritualística, mágica e religiosa que tem a capacidade de, por meio de êxtase, manter contato com o universo sobrenatural e com as forças da natureza. Muitas vezes os xamãs mais jovens são levados a grandes batalhas para curar os seus aliados.

Vantagens: Abençoado (Todos os tipos possíveis dependendo do totem e/ou da idade do xamã); Cura [30]; Curandeiro (Varia com a idade do xamã MB pag. 90); Empatia com Animais [5]; Empatia com Espíritos [10]; Fé Verdadeira [15]; Investidura de Poder (Varia com a idade do xamã MB pag. 67).
O Caçador
O caçador tem responsabilidade de trazer alimento e procurar criminosos ou invasores. Eles são também conhecidos pelo adestramento de animais selvagens que usam como companhia de caça ou montaria.

Vantagens: Aliado (Animal – não necessariamente o totem de sua tribo, deve estar sempre com o personagem MB pag. 35); Companheiro Animal +4 [20] (MB pag. 90); Empatia com Animais [5]; Explorador +4 [40] (MB pag. 90).

Desvantagens: Código de Honra do Caçador (Nunca matar (combater ou capturar, quando necessário, mas nunca matar) filhotes ou fêmeas grávidas de qualquer espécie. Nunca abandonar uma caça abatida. Sempre escolher como oponente a criatura mais perigosa que esteja à vista) [-15].


Aventureiro, Guerreiro ou Mercenário.
O cavaleiro errante, o conquistador, o campeão do rei, o soldado de elite, o mercenário experiente e o líder dos bandidos pertencem a esta classe. Os guerreiros podem ser defensores leais dos oprimidos, bandoleiros cruéis ou aventureiros corajosos. São determinados a enfrentar a morte para um bem maior. Os guerreiros que não se aventuram podem ser soldados, sentinelas, guarda-costas, campeões ou mantenedores da lei. Um guerreiro viajante pode ser um gladiador, mercenário, criminoso ou simplesmente um aventureiro.








Rei da Tribo
Carrega grande fardo de zelar por toda a tribo como se fossem filhos e irmãos de sangue, ha escolhas que somente ele pode fazer, só ele tem o direito de julgamento entre bem e o mal. Em guerras ou conflitos que envolva o bem maior da tribo, ele é o primeiro a sair do trono e ir pessoalmente verificar com sua escolta de experientes guerreiros reais. Se o Rei morrer em combate todos os outros morrem pra defender seu corpo e ser purificada sua honra na derrota. Caso morra sem deixar um descendente, seu irmão ou braço direito tomara o seu lugar, o mesmo vale quando o descendente for muito jovem (mas nesse caso é somente no período em que ele é jovem).

Esse é exemplo básico de como se divide uma tribo, apesar de todas as tribos serem semelhantes ainda temos muita diferença entre elas, abaixo veremos alguns exemplos de tribos barbaras.


Amazonas
As Amazonas são uma tribo Barbara constituída apenas por mulheres, não existem homens nas tribos, todas elas devem manter seu voto de castidade, uma lei entre as amazonas diz que indivíduos do sexo masculino são proibidos, apenas a rainha pode quebra essa lei (e só o fazem com considerados heróis, o último de uma linhagem ou aqueles que carregam algum tipo de estigma significativo em seu passado), e se uma amazona for estuprada ela deve matar o pai da criança impura. Se nascer menino ele deve ter mesmo destino do pai, se uma Amazona se apaixonar por um homem ela terá escolha ter filho dele e mata-lo ou abandonar sua cultura e viver o fim dos seus dias com pessoa que ela dividir esse sentimento proibido. Existem varias tribos e cada qual com seu totem.




Nômades
Usualmente são os povos do tipo caçador-coletores ou pastores, mudando-se a fim de buscar novas pastagens para o gado, quando se esgota aquela em que estavam. Os nômades não se dedicam à agricultura e frequentemente ignoram fronteiras nacionais na sua busca por melhores pastagens. Como no exemplo acima existem varias tribos e cada qual com seu totem (apenas espíritos de animais nômades podem ser seu totem).


Saqueadores
Originalmente pertencente a alguma outra tribo, estão entre os piores tipos de pessoas, sem escrúpulos para matar em benefício próprio ou mesmo por esporte, são temidos ate mesmo pelas outras tribos que os consideram como o mal propriamente dito. São desorganizados e não possuem totem.