Goblinóides
Os
Goblinóides são criaturas humanóides com características em
comum que são a selvageria, a desumanidade, a aparência
repugnante e o mal cheiro. Entre raças, eles nem sempre são
sociáveis e às vezes nem mesmo com os indivíduos de sua
própria raça! Geralmente se organizam em clâs e tribos, mas é
uma associação primitiva. A maioria vive em vilas de
construções toscas ou em cavernas que invariávelmente fedem.
Robgoblins, Kobold, Orcs, Ogros e Trolls também se encaixam
neste grupo.
Entendendo
as criaturas
Note que na
descrição dos bichos eu os ambiento no continente de Ytarria do
GURPS Fantasy, mas Mestres que joguem em outros cenários podem
fazer suas adaptações e se os de GURPS Fantasy não se sentirem
satisfeitos também devem fazê-las.
Aí embaixo
está como as fichas serão apresentadas
Em negrito o
parâmetro e normal, o que será indicado. No
parâmetro Tamanho, estão indicados apenas a Altura e o Peso
porque todos os goblinóides ocupam apenas um hexágono.
ST- ST | Vel/Esq: Velocidade/Esquiva | Habitat:
Habitat Características: Vantagens e Desvantagens que devem ser usadas como tal para as criatu ras |
DX- DX | DP/RD: Defesa Passiva/Resist6encia a Dano | |
IQ- IQ | Dano: BAL/GDP | |
HT- HT/Pontos de Vida | Tamanho: Altura e Peso médios |
Para GURPS os Goblins diferentes dos de GURPS Fantasy e
mais os Bugbears, Gnolls e Tasloi !
Quanto aos Robgoblins,
Kobold, Orcs, Ogros e Trolls, eu acredito que estes goblinídeos,
quando descritos no GURPS Fantasy são compatíveis com os do
Livro dos Monstros ou mesmo aperfeiçoados.
ST- 8 | Vel/Esq: 5/5 | Habitat:
Qualquer um, menos árticos Características: Visão Noturna, Covardia |
DX- 11 | DP/RD: 0/0 | |
IQ- 8 | Dano: 1D-3, 1D-2 | |
HT- 10 | Tamanho: 1,20m; 40kg |
Os Goblins Caóticos
são pervessos reflexos dos Goblins civilizados tão comuns em
Mégalos. Estas criaturas regrediram ao estado selvagem, pois
vieram parar em áreas remotas como a Terra dos Orcs e Terra dos
Gênios. Existem Goblins Caóticos
em Zarak e são considerados uma peste pelos Anões.
Eles têm uma cara
parecida com a de um morcego e sua coloração varia do verde ao
marrom. Sempre andam em bandos e são absolutamente covardes
quando sós.
Em sua sociedade parecem
Orcs diminutos.
ST- 13 | Vel/Esq: 7/8 | Habitat:
Subterrâneo Características: Reflexos em Combate, Visão Noturna, Alcoolismo |
DX- 12 | DP/RD: 1/2 | |
IQ- 9 | Dano: 2D+1/1D | |
HT- 12/15 | Tamanho: 2,00m; 100kg |
Os Bugbears são
criaturas caóticas e cruéis que assim como os Orcs só vêm um
sentido na vida: guerra! Diz-se que os Bugbears são aparentados
com Goblins e eles habitam os mesmos lugares que os Goblins Caóticos.
Bugbears não são tão comuns como os Orcs e praticamente só
existem nas Terras dos Orcs e na Terra dos Gênios. Aparecem
também nas áreas da Cordilheira de Bronze e da Muralha do
Altíssimo próximas à estas terras. É muito raro ver um
Bugbear fora destas áreas do Oeste.
Eles geralmente se matém
distantes dos Orcs, em seus próprios bandos: é que Bugbears
não se dão muito bem com outras espécies, até mesmo com Orcs.
Eles vêm Goblins como aperitivos.
Bugbears acima da média
provavelmente se tornarão líderes, pois como em todas
sociedades(?) goblinóides, a força é quem determina os chefes.
Os Bugbears adoram beber
e via de regra são alcólatras!
ST- 12 | Vel/Esq: 5/6 | Habitat:
Qualquer um, menos desertos Características: Visão Noturna, Empatia com Animais Especial (hienas apenas) |
DX- 11 | DP/RD: 0/1 | |
IQ- 7 | Dano: 1D-1, 1D+2 | |
HT- 10/12 | Tamanho: 2,5m; 80kg |
Os Gnolls são
globinóides que parecem-se com hienas: eles têm cara de hiena,
pelo de hiena e risada de hiena, mas andam eretos. Vivem em
cavernas ou planícies, neste caso acompanhados de hienas de
"estimação". Sua Empatia com Animais é um caso
especial: só funciona com hienas, mas os bichos se sentem como
num bando quando estão com os Gnolls!
Os Gnolls podem ser
encontrados nas planícies áridas do sul de Ytarria,
especialmente no Norte de al-Haz. Os bandos são poucos e
incômodos. Tidos pelos humanos como criaturas vis e nocivas,
não costumam escapar de ataques de humanos que os avistam.
Alguns grupos vivem na Grande Floresta.
Os Gnolls costumam
esgotar toda a caça de uma área onde residem e quando a caça
se esgota, partem para uma outra área. Podem comer carniça se
assim for preciso. Eles não se preocupam com que carne comem...
e apreciam a carne humana.
Gnolls vivem 35 anos, em
média.
ST- 6 | Vel/Esq: 6/5 | Habitat:
Florestas Características: Camuflagem x2 na florestas (coloração) |
DX- 13 | DP/RD: 0/0 | |
IQ- 8 | Dano: 1D-4/1D-4 | |
HT- 9 | Tamanho: 75cm; 20kg |
Pequenas criaturas de
membros longos e cabeças achatadas, os Taslois vivem nas
florestas de Yrth. Desde a Grande Floresta até os bosques dos
Territórios Nômades eles pulam em cima de viajantes
desavisados, roubando-lhe o que puderem e se conseguitem matar
suas vítimas, as comerão. Os Taslois simplesmente acham
saborosas a carne humana e élfica!
Suas vilas são
estruturas de pontes e cabanas suspensas entre árvores a cerca
de 20m do chão. As vilas tem entre 10 e 100 habitantes, variando
seu tamanho de acordo com a população. Taslois usam teia de
aranhas gigantes para fixar melhor suas moradias.
Eles não são aptos ao
combate corpo a corpo, preferindo técnicas de ataques
repentinos. Gostam de usar redes e são peritos em armadilhas.
Taslois vivem 25 anos.
Para mais informações sobre as
criaturas acima e outros goblinóides, consulte o Livro dos
Monstros de AD&D e o GURPS Fantasy. Para mais criaturas em
português veja o GURPS Magia, GURPS Conan, GURPS Horror e o
Módulo Básico.
Adaptações por:
Daniel O. Breda