30/05/2012

Criaturas Para GURPS: Goblinóides


 

Goblinóides
Os Goblinóides são criaturas humanóides com características em comum que são a selvageria, a desumanidade, a aparência repugnante e o mal cheiro. Entre raças, eles nem sempre são sociáveis e às vezes nem mesmo com os indivíduos de sua própria raça! Geralmente se organizam em clâs e tribos, mas é uma associação primitiva. A maioria vive em vilas de construções toscas ou em cavernas que invariávelmente fedem. Robgoblins, Kobold, Orcs, Ogros e Trolls também se encaixam neste grupo.
Entendendo as criaturas
Note que na descrição dos bichos eu os ambiento no continente de Ytarria do GURPS Fantasy, mas Mestres que joguem em outros cenários podem fazer suas adaptações e se os de GURPS Fantasy não se sentirem satisfeitos também devem fazê-las.
Aí embaixo está como as fichas serão apresentadas
Em negrito o parâmetro e normal, o que será indicado. No parâmetro Tamanho, estão indicados apenas a Altura e o Peso porque todos os goblinóides ocupam apenas um hexágono.
ST- ST Vel/Esq: Velocidade/Esquiva Habitat: Habitat
Características: Vantagens e
Desvantagens que devem ser
usadas como tal para as criatu
ras
DX- DX DP/RD: Defesa Passiva/Resist6encia a Dano
IQ- IQ Dano: BAL/GDP
HT- HT/Pontos de Vida Tamanho: Altura e Peso médios
Para GURPS os Goblins diferentes dos de GURPS Fantasy e mais os Bugbears, Gnolls e Tasloi !
Quanto aos Robgoblins, Kobold, Orcs, Ogros e Trolls, eu acredito que estes goblinídeos, quando descritos no GURPS Fantasy são compatíveis com os do Livro dos Monstros ou mesmo aperfeiçoados.







GOBLINS CAÓTICOS
ST- 8 Vel/Esq: 5/5 Habitat: Qualquer um, menos árticos
Características: Visão Noturna, Covardia
DX- 11 DP/RD: 0/0
IQ- 8 Dano: 1D-3, 1D-2
HT- 10 Tamanho: 1,20m; 40kg
Os Goblins Caóticos são pervessos reflexos dos Goblins civilizados tão comuns em Mégalos. Estas criaturas regrediram ao estado selvagem, pois vieram parar em áreas remotas como a Terra dos Orcs e Terra dos Gênios. Existem Goblins Caóticos em Zarak e são considerados uma peste pelos Anões.
Eles têm uma cara parecida com a de um morcego e sua coloração varia do verde ao marrom. Sempre andam em bandos e são absolutamente covardes quando sós.
Em sua sociedade parecem Orcs diminutos.



BUGBEAR
ST- 13 Vel/Esq: 7/8 Habitat: Subterrâneo
Características: Reflexos em Combate,
Visão Noturna, Alcoolismo
DX- 12 DP/RD: 1/2
IQ- 9 Dano: 2D+1/1D
HT- 12/15 Tamanho: 2,00m; 100kg
Os Bugbears são criaturas caóticas e cruéis que assim como os Orcs só vêm um sentido na vida: guerra! Diz-se que os Bugbears são aparentados com Goblins e eles habitam os mesmos lugares que os Goblins Caóticos. Bugbears não são tão comuns como os Orcs e praticamente só existem nas Terras dos Orcs e na Terra dos Gênios. Aparecem também nas áreas da Cordilheira de Bronze e da Muralha do Altíssimo próximas à estas terras. É muito raro ver um Bugbear fora destas áreas do Oeste.
Eles geralmente se matém distantes dos Orcs, em seus próprios bandos: é que Bugbears não se dão muito bem com outras espécies, até mesmo com Orcs. Eles vêm Goblins como aperitivos.
Bugbears acima da média provavelmente se tornarão líderes, pois como em todas sociedades(?) goblinóides, a força é quem determina os chefes.
Os Bugbears adoram beber e via de regra são alcólatras!





GNOLL
ST- 12 Vel/Esq: 5/6 Habitat: Qualquer um, menos desertos
Características: Visão Noturna, Empatia
com Animais Especial (hienas apenas)
DX- 11 DP/RD: 0/1
IQ- 7 Dano: 1D-1, 1D+2
HT- 10/12 Tamanho: 2,5m; 80kg
Os Gnolls são globinóides que parecem-se com hienas: eles têm cara de hiena, pelo de hiena e risada de hiena, mas andam eretos. Vivem em cavernas ou planícies, neste caso acompanhados de hienas de "estimação". Sua Empatia com Animais é um caso especial: só funciona com hienas, mas os bichos se sentem como num bando quando estão com os Gnolls!
Os Gnolls podem ser encontrados nas planícies áridas do sul de Ytarria, especialmente no Norte de al-Haz. Os bandos são poucos e incômodos. Tidos pelos humanos como criaturas vis e nocivas, não costumam escapar de ataques de humanos que os avistam. Alguns grupos vivem na Grande Floresta.
Os Gnolls costumam esgotar toda a caça de uma área onde residem e quando a caça se esgota, partem para uma outra área. Podem comer carniça se assim for preciso. Eles não se preocupam com que carne comem... e apreciam a carne humana.
Gnolls vivem 35 anos, em média.


 


 TASLOIS
ST- 6 Vel/Esq: 6/5 Habitat: Florestas
Características: Camuflagem x2 na
florestas (coloração)
DX- 13 DP/RD: 0/0
IQ- 8 Dano: 1D-4/1D-4
HT- 9 Tamanho: 75cm; 20kg
Pequenas criaturas de membros longos e cabeças achatadas, os Taslois vivem nas florestas de Yrth. Desde a Grande Floresta até os bosques dos Territórios Nômades eles pulam em cima de viajantes desavisados, roubando-lhe o que puderem e se conseguitem matar suas vítimas, as comerão. Os Taslois simplesmente acham saborosas a carne humana e élfica!
Suas vilas são estruturas de pontes e cabanas suspensas entre árvores a cerca de 20m do chão. As vilas tem entre 10 e 100 habitantes, variando seu tamanho de acordo com a população. Taslois usam teia de aranhas gigantes para fixar melhor suas moradias.
Eles não são aptos ao combate corpo a corpo, preferindo técnicas de ataques repentinos. Gostam de usar redes e são peritos em armadilhas.
Taslois vivem 25 anos.




Para mais informações sobre as criaturas acima e outros goblinóides, consulte o Livro dos Monstros de AD&D e o GURPS Fantasy. Para mais criaturas em português veja o GURPS Magia, GURPS Conan, GURPS Horror e o Módulo Básico.
Adaptações por: Daniel O. Breda