O GURPS Horror define os
Gremlins como "Criaturinhas travessas que destroem máquinas
e aparelhos complicados", "Personificações da Lei de
Murphy". Têm ST 6, DX 20, IQ 14 e HT 8.
Bom, na série Gremlins
existem certas diferenças entre eles não? Consultei minha
memória em relação aos filmes e desenvolvi os Gremlins de
Spielberg para GURPS.
Aos Gremlins.
Gremlins como criaturas
Sociedade
Os Mohawks são raros e não tendem a ser sociáveis. Os Gremlins vivem numa sociedade que poderia ser considerada anárquica: não há líderes e a lei é se divertir.
Habitat
Um Habitat natural dos
Gremlins seria provavelmente cavernas e outro locais onde possam
se manter afastados do sol. Mas Gremlins foram criados para (ou
pelo!) o Caos e geralmentese encontram em ambientes urbanos.
Linguagem
Os Gremlins falam um idioma próprio e costumam entender os humanos. Seu idioma pode ser aprendido como uma perícia M/D. Tanto os Mohawks quanto os Gremlins falam a mesma língua.
Hábitos e Reprodução
Os Mohawks tendem a ter uma vida "de monge", já os Gremlins gostam de bagunça, desordem, violência e comida!
Ambos são totalmente
sensíveis à luz: Ficam abalados com luz forte (em termos de
jogo ficam mentalmente atordoados,
v. pág 127 do MB) e morrem com a luz do Sol. De acordo com o GURPS
Horror, seguindo as regras para Vampiros e
deixando os Gremlins um pouco em desvantagem em relação as
estas criaturas poderosas, eles sofrem 2 pontos de dano/turno
quando expostos diretamente à luz solar. Eles são sensíveis à
água e a alimentação após 12:00 PM (ver abaixo)
Os Gremlins têm uma
hierarquia reprodutiva que passa desde os dóceis Mohawks (a
pronúncia é Molguai) até as criaturinhas verdes e nojentinhas.
Os Mohawks são
criaturinhas que se assemelham a roedores e podem ser facilmente
confundidas com um. Elas tendem a ser dóceis e calmos. São
muito inteligentes e possuem, assim como humanos, peculiaridades
individuais. Possuem de 15 a 25cm de altura e pesam de 3 a 5kg.
Mohawks têm duas formas de reprodução: a "nociva" e
a "benéfica". A "nociva" é assexuada e
acontece quando eles entram em contato com água ou outro
líquido onde haja mais água que qualquer outra substância.
Quando molhados os Mohawks vão sofrer convulsões e de suas
costas aparecerão 5 bolas de pelos que em 10 segundos se
tornarão um novo tipo de Mohawks, os Mohays (ver abaixo). A
"benéfica" é a reprodução sexuada normal de
qualquer mamífero. A gestação dura 1 mês e uma fêmea tem
sempre 5 filhotes.
Os Mohays são o meio
termo entre um Mohawk e um Gremlin. Por serem originados de uma
reprodução "forçada" eles se tornam caóticos e
destruidores. Têm a aparência de um Mohawk e a mente de um
Gremlin. Os Mohays vão imediatamente procurar entrar em contato
com água ou consumir alimento de madrugada, após a meia noite!
Se isso acontecer, os Mohays irão entrar num casulo com uma
gosma verde e em cerca de uma hora sairão do casulo em forma de
Gremlins!
Os Gremlins se reproduzem
assexuadamente como um Mohawk ou um Mohay! Ou se molhando ou
comendo após a meia noite. Eles irão expelir 5 pequenos casulos
de onde surgirão os novos gremlins, como um Mohawk.
Nas três espécimes é
muito raro encontrar uma fêmea (nos dois filmes só há uma
fêmea em cada!) a chance é de 1% ou menos.
Mohawk | Mohays | Gremlins |
ST: 5 | ST: 5 | ST: 7 |
DX: 14 | DX: 15 | DX: 16 |
IQ: 14 | IQ: 14 | IQ: 13 |
HT: 8 | HT: 8 | HT:8/10 |
Vel: 5,5 | Vel: 5,75 | Vel: 6 |
Dano: 1D-4/cont | Dano: 1D-4/cont | Dano: 1D-1/corte ou perf |
Eles tendem a ter também
perícias como Mecânica e Eletrônica (para sabotagens) em
níveis iguais a IQ+5 (!!)
Fisiologia
Eles são vertebrados, mas isso não dá nenhuma clara evidência de que tipo de animal são: eles não são exatamente mamíferos ou répteis, apesar de os Mohawks poderem se reproduzir como mamíferos e os Gremlins possuírem escamas...
Os Gremlins (apenas os
Gremlins) têm uma capacidade estranha de reação a produtos
químicos. No segundo filme, "Extrato
Vegetal" transformou um deles em um
cara-de-tomate, "Filtro Solar
Genético" mais algo relacionado a
morcegos deu a outro imunidade à luz solar e asas, "Hormônio
Cerebral" transformou outro num
sociólogo fumador de charutos que canta "New York", e
assim por diante. O GM deve explorar produtos químicos para
justificar alterações drásticas na fisiologia e personalidade
gremlin.
Gremlins como PCs
Eu realmente não acredito que os Gremlins possam dar boas oportunidades como PCs, a não ser numa aventura única onde todos são Gremlins. Ou talvez alguns sejam humanos e outros Gremlins. O fato é que as características estranhas dos Gremlins (e Mohawks e Mohays) tornam eles muito desbalanceados para padrões humanos! A desvantagem "Intolerância a luz do sol" deveria custar uns 50 pontos no mínimo, e a "Intolerância à luz forte não-solar", uns 15. Mas sua elevada DX e IQ proporcionam uma balancemaneto, mas não quando se acrescenta a ST e HT baixas!
Portanto, se quiser uma
campanha Gremlin, o GM deve simplesmente seguir a tabela para os
Atributos e adicionar as vantagens e desvantagens. Um PC Gremlin
custaria uns 75 pontos, em média. O GM poderia simplesmente
dizer que não vale nada... mas todos são Gremlins! Distribuir
25 pontos para cada e zoar! Para campanhas c/ Gremlins e Humanos
o GM deve usar o bom senso
Aventuras com Gremlins
As aventuras com Gremlins são como o GURPS: Genéricas e Universais! Veja os exemplos abaixo:
Fantasy
Em Yrth, os Gremlins
poderiam ser frutos da Floresta Negra - bem provável - e
estariam assolando Hyrnan e outras comunidades próximas à
floresta.
Poderiam também surgir
em grandes e caóticas cidades, como Mégalos ou Tredroy. Nos
filmes, Guizmo está na mão de um oriental, imagine se um
Sahudês ou alguém do Bairro Chinês de Tredroy Oriental se
descuidasse de um Mohawk e começasse a invasão Gremlin em
Tredroy!!!! E o Bairro Chinês é próximo do Rio Pedra Azul...
Horror
Os Gremlins são bem
obvios numa campanha de Horror. Um Mohawk poderia estar em poder
da Cabal, ou a Cabal poderia estar atrás dele... os PCs podem se
envolver nisto. Ou os Gremlins simplesmente aparecem como a
"personificação do Caos" que são e começam a
conturbar alguma cidade... como Nova Yorque... ;-)
Cyberpunk
Em Cyberpunk, os Gremlins
podem ter versões eletrônicas na grande Rede... afinal, eles
provocariam muuuito Caos conturbando a escência da vida de muita
gente.
Supers
Não sei... acho que eles
não durariam muito...
Space
Os Gremlins são uma
raça alienígena que infecta a nave dos PCs... ou os PCs vão
parar no planeta dos Gremlins! Onde não há luz solar de nenhuma
estrela (ou talvez seja uma lua sempre escurecida pela sombra de
um planeta).
Aqui termina a minha
matéria sobre os Gremlins! Boa sorte!
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