03/06/2012

Gremlins


O GURPS Horror define os Gremlins como "Criaturinhas travessas que destroem máquinas e aparelhos complicados", "Personificações da Lei de Murphy". Têm ST 6, DX 20, IQ 14 e HT 8.
Bom, na série Gremlins existem certas diferenças entre eles não? Consultei minha memória em relação aos filmes e desenvolvi os Gremlins de Spielberg para GURPS.
Aos Gremlins.

Gremlins como criaturas

Sociedade

Os Mohawks são raros e não tendem a ser sociáveis. Os Gremlins vivem numa sociedade que poderia ser considerada anárquica: não há líderes e a lei é se divertir.
Habitat
Um Habitat natural dos Gremlins seria provavelmente cavernas e outro locais onde possam se manter afastados do sol. Mas Gremlins foram criados para (ou pelo!) o Caos e geralmentese encontram em ambientes urbanos.

Linguagem

Os Gremlins falam um idioma próprio e costumam entender os humanos. Seu idioma pode ser aprendido como uma perícia M/D. Tanto os Mohawks quanto os Gremlins falam a mesma língua.

Hábitos e Reprodução

Os Mohawks tendem a ter uma vida "de monge", já os Gremlins gostam de bagunça, desordem, violência e comida!
Ambos são totalmente sensíveis à luz: Ficam abalados com luz forte (em termos de jogo ficam mentalmente atordoados, v. pág 127 do MB) e morrem com a luz do Sol. De acordo com o GURPS Horror, seguindo as regras para Vampiros e deixando os Gremlins um pouco em desvantagem em relação as estas criaturas poderosas, eles sofrem 2 pontos de dano/turno quando expostos diretamente à luz solar. Eles são sensíveis à água e a alimentação após 12:00 PM (ver abaixo)
Os Gremlins têm uma hierarquia reprodutiva que passa desde os dóceis Mohawks (a pronúncia é Molguai) até as criaturinhas verdes e nojentinhas.
Os Mohawks são criaturinhas que se assemelham a roedores e podem ser facilmente confundidas com um. Elas tendem a ser dóceis e calmos. São muito inteligentes e possuem, assim como humanos, peculiaridades individuais. Possuem de 15 a 25cm de altura e pesam de 3 a 5kg. Mohawks têm duas formas de reprodução: a "nociva" e a "benéfica". A "nociva" é assexuada e acontece quando eles entram em contato com água ou outro líquido onde haja mais água que qualquer outra substância. Quando molhados os Mohawks vão sofrer convulsões e de suas costas aparecerão 5 bolas de pelos que em 10 segundos se tornarão um novo tipo de Mohawks, os Mohays (ver abaixo). A "benéfica" é a reprodução sexuada normal de qualquer mamífero. A gestação dura 1 mês e uma fêmea tem sempre 5 filhotes.
Os Mohays são o meio termo entre um Mohawk e um Gremlin. Por serem originados de uma reprodução "forçada" eles se tornam caóticos e destruidores. Têm a aparência de um Mohawk e a mente de um Gremlin. Os Mohays vão imediatamente procurar entrar em contato com água ou consumir alimento de madrugada, após a meia noite! Se isso acontecer, os Mohays irão entrar num casulo com uma gosma verde e em cerca de uma hora sairão do casulo em forma de Gremlins!
Os Gremlins se reproduzem assexuadamente como um Mohawk ou um Mohay! Ou se molhando ou comendo após a meia noite. Eles irão expelir 5 pequenos casulos de onde surgirão os novos gremlins, como um Mohawk.
Nas três espécimes é muito raro encontrar uma fêmea (nos dois filmes só há uma fêmea em cada!) a chance é de 1% ou menos.
Mohawk Mohays Gremlins
ST: 5 ST: 5 ST: 7
DX: 14 DX: 15 DX: 16
IQ: 14 IQ: 14 IQ: 13
HT: 8 HT: 8 HT:8/10
Vel: 5,5 Vel: 5,75 Vel: 6
Dano: 1D-4/cont Dano: 1D-4/cont Dano: 1D-1/corte ou perf
Eles tendem a ter também perícias como Mecânica e Eletrônica (para sabotagens) em níveis iguais a IQ+5 (!!)

Fisiologia

Eles são vertebrados, mas isso não dá nenhuma clara evidência de que tipo de animal são: eles não são exatamente mamíferos ou répteis, apesar de os Mohawks poderem se reproduzir como mamíferos e os Gremlins possuírem escamas...
Os Gremlins (apenas os Gremlins) têm uma capacidade estranha de reação a produtos químicos. No segundo filme, "Extrato Vegetal" transformou um deles em um cara-de-tomate, "Filtro Solar Genético" mais algo relacionado a morcegos deu a outro imunidade à luz solar e asas, "Hormônio Cerebral" transformou outro num sociólogo fumador de charutos que canta "New York", e assim por diante. O GM deve explorar produtos químicos para justificar alterações drásticas na fisiologia e personalidade gremlin.

Gremlins como PCs

Eu realmente não acredito que os Gremlins possam dar boas oportunidades como PCs, a não ser numa aventura única onde todos são Gremlins. Ou talvez alguns sejam humanos e outros Gremlins. O fato é que as características estranhas dos Gremlins (e Mohawks e Mohays) tornam eles muito desbalanceados para padrões humanos! A desvantagem "Intolerância a luz do sol" deveria custar uns 50 pontos no mínimo, e a "Intolerância à luz forte não-solar", uns 15. Mas sua elevada DX e IQ proporcionam uma balancemaneto, mas não quando se acrescenta a ST e HT baixas!
Portanto, se quiser uma campanha Gremlin, o GM deve simplesmente seguir a tabela para os Atributos e adicionar as vantagens e desvantagens. Um PC Gremlin custaria uns 75 pontos, em média. O GM poderia simplesmente dizer que não vale nada... mas todos são Gremlins! Distribuir 25 pontos para cada e zoar! Para campanhas c/ Gremlins e Humanos o GM deve usar o bom senso

Aventuras com Gremlins

As aventuras com Gremlins são como o GURPS: Genéricas e Universais! Veja os exemplos abaixo:
Fantasy
Em Yrth, os Gremlins poderiam ser frutos da Floresta Negra - bem provável - e estariam assolando Hyrnan e outras comunidades próximas à floresta.
Poderiam também surgir em grandes e caóticas cidades, como Mégalos ou Tredroy. Nos filmes, Guizmo está na mão de um oriental, imagine se um Sahudês ou alguém do Bairro Chinês de Tredroy Oriental se descuidasse de um Mohawk e começasse a invasão Gremlin em Tredroy!!!! E o Bairro Chinês é próximo do Rio Pedra Azul...
Horror
Os Gremlins são bem obvios numa campanha de Horror. Um Mohawk poderia estar em poder da Cabal, ou a Cabal poderia estar atrás dele... os PCs podem se envolver nisto. Ou os Gremlins simplesmente aparecem como a "personificação do Caos" que são e começam a conturbar alguma cidade... como Nova Yorque... ;-)
Cyberpunk
Em Cyberpunk, os Gremlins podem ter versões eletrônicas na grande Rede... afinal, eles provocariam muuuito Caos conturbando a escência da vida de muita gente.
Supers
Não sei... acho que eles não durariam muito...
Space
Os Gremlins são uma raça alienígena que infecta a nave dos PCs... ou os PCs vão parar no planeta dos Gremlins! Onde não há luz solar de nenhuma estrela (ou talvez seja uma lua sempre escurecida pela sombra de um planeta).
Aqui termina a minha matéria sobre os Gremlins! Boa sorte!

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